Como enviar fotos de peixes

Observações

  • Apenas usuários cadastrados podem enviar fotos.
  • Imagens devem ter entre 500 e 1000 pixels1) de largura ou altura máxima.
  • Podem ser enviadas fotos de qualquer peixe neotropical de água doce ou salgada.
  • As fotos devem ser, preferencialmente, de exemplares vivos. Entretanto, fotos de animais recém coletados ou mesmo de animais preservados podem ser enviadas.
  • Não existe limite de número de fotos por espécie (você pode enviar imagens de espécies que já possuem fotos no site).
  • Nomeie as fotos com o nome científico da espécie usando o traço inferior para separar o binômio (exemplo, Astyanax_fasciatus.jpg).
  • No momento de enviar a imagem, observe se já existe um arquivo com o mesmo nome que você está utilizando. Caso positivo, adicione um número sequencial no seu arquivo (exemplo, Astyanax_fasciatus-07.jpg).
  • As imagens enviadas para o site estarão sob a licença Creative Commons.
  • O uso das imagens para outros fins deve ser acordado com os autores das mesmas, bem como sua disponibilização em alta resolução.

Instruções

  1. A ferramenta para enviar fotos é acionada em qualquer página ao selecionar o modo de edição da mesma (disponível apenas para usuários cadastrados). Nesse modo, uma barra de ferramentas superior é apresentada, havendo entre as funções disponíveis a ferramenta “adicionar imagens e/ou outros arquivos”.
  2. Será aberta uma janela mostrando a hierarquia de pastas do servidor na coluna da esquerda e a opção de escolher e enviar uma foto do seu computador para esse servidor na coluna da direita. É preciso atenção quanto ao local onde você se encontrará na hierarquia das pastas (a depender de qual página você estiver quando abrir a ferramenta de edição).
  3. Caso você não esteja na pasta da família desejada, navegue até ela na coluna da esquerda e em seguida selecione o arquivo no seu computador (nas opções da coluna da direita) e clique em enviar. Se você não tiver certeza da família, coloque a foto em :especies que ela será devidamente alocada posteriormente por um outro usuário.
  4. Após o envio, a foto aparece em ordem alfabética entre aquelas já existentes e podem-se editar os metadados clicando-se no ícone do lápis ”Editar metadados”.
  5. Nos metadados você pode incluir informações mais detalhadas sobre a foto em questão, como título (=nome científico da espécie), autor da foto, palavras-chave, dados sobre a localidade, etc.
1) 800 pixels é um tamanho médio razoável, já que as fotos disponibilizadas aqui não tem como objetivo serem impressas
 
wiki/instrucoes/fotos.txt · Última modificação: 05/Jan/2011 12:33 por Leandro Sousa
Recent changes RSS feed Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki